WIT

WATER INJECTION TECHNOLOGY
TECNOLOGIA MOLDETIPO AO SERVIÇO DO CLIENTE

Quando falamos de tecnologia e inovação, o Moldetipo Group é reconhecido pelos seus pares como um exemplo.

WIT é uma tecnologia revolucionária que permite poupança no custo de produção e melhorias nos ciclos de injecção.

Em 2015, o Moldetipo Group ganhou um cobiçado galardão na Alemanha, ao vencer o Prémio “Melhor moldista” na 16ª edição dos Automotive Awards. Competindo contra empresas de todo o Mundo, a qualidade da Moldetipo veio ao de cima na categoria “ Power Train”, com um projecto da BMW. O inovador molde foi baseado na tecnologia water injection technology que a Moldetipo tem vindo a desenvolver, sendo das poucas mundialmente capaz de apresentar moldes com este nível de qualidade. O projecto BMW, através da empresa Batz, consistiu num pedal de embraiagem totalmente em plástico.

A tecnologia de injecção de água é a mais recente forma para moldar peças ocas. Assemelha-se à moldação com gás, mas possui várias vantagens que a tornam muito competitiva, entre as quais a possibilidade de arrefecer a peça directamente a partir do seu interior. A condutividade térmica da água é 40 vezes superior à do gás e a capacidade de aquecimento da água é quatro vezes superior à do gás. Com a capacidade de arrefecimento da water injection technology, o ciclo de arrefecimento pode ser reduzido para apenas 25% do que o gás consegue.

Mas o potencial para ciclos de injecção mais rápidos é apenas uma parte da história.WIT permite a moldação de espessuras uniformes, mais finas, possibilitando a poupança de material. Ao mesmo tempo, a capacidade em produzir paredes internas mais macias – algo de muito mais difícil do que com o gás – torna esta tecnologia muito mais competitiva do que o blow moulding. Estudos apontam para a superior capacidade da water injection technology em produzir maiores espaços vazios (ocos) e zonas ocas mais longas do que o gás. Para grandes produções, o investimento pode ser reduzido em 50%.

Existe a tendência para utilizar o gás quando a contracção tem de ser compensada, acumulações de material não são evitáveis ou quando o tamanho da injecção é decisiva. A água é usada automaticamente quando o comprimento do canal é demasiado grande em termos do material a injectar com gás e quando é necessário obter uma superfície interior macia, p.e. por razões sanitárias. A espessura da parede da peça é, habitualmente, muito importante, tal como o menor empeno da peça.

MARCAS COM MOLDES WIT DA MOLDETIPO